Como estou perdendo a timidez

O primeiro passo para perder a timidez é assumindo que você é tímido, aceitar e assumir que você é uma pessoa tímida, com dificuldades de se relacionar, socializar e interagir com pessoas pouco íntimas, é comum um tímido esconder dele mesmo suas dificuldades e passar a vida inteira tentando se convencer de que está tudo normal.

Isso aconteceu comigo por várias vezes, eu ficava falando que não era tímido, que era meu jeito de ser com pessoas que eu não conhecia. Mas não era verdade, eu era tímido sim!

A timidez não é uma doença e sim uma maneira de se comportar, ninguém transmite, adquire ou nasce com este problema, o que ocorre é que diversos fatores levam uma pessoa a se tornar tímida. A maior parte das pessoas se tornam tímidas na infância e adolescência, o ambiente familiar, a tratativa dos pais e a escola são fatores relevantes para tornar uma pessoa tímida, apesar de não ser uma regra, pois muitos se tornam tímidos em outras fases da vida devido a traumas, decepções e outros fatores.

Eu não era tímido na minha infância, comecei a ser tímido na adolescência por um fato de dentro da minha família, que logo afetou na escola, de mais bagunceiro da sala passei para um dos mais calados.

Timidez tem como ser superada sim. Para isso você precisa: 

1- Aceitar sua timidez: É necessário que você assuma que é tímido ou senão você nunca irá mudar.

2- Livrar dos pensamentos negativos: Pare de pensar negativamente, mude seus pensamentos, sempre que estiver prestes a enfrentar uma situação que te deixa tímido comece a debater seus pensamentos negativos com atitudes positivas, sempre pensando em alcançar o sucesso e nunca o contrário.

3- Melhorar sua auto estima: Está é a parte mais importante para livrar-se da timidez, quanto menos auto estima maior o grau de timidez, uma pessoa com a estima baixa coloca pouco valor em si mesma, pensando ser inferior e com isso prefere se afastar para evitar a dor, já um indivíduo com a estima elevada se considera bom e confiante o bastante de que possui valor e que será bem aceito pela sociedade.

Algumas coisas que você pode fazer para melhorar sua auto estima:
_Faça algo que goste: Comece a fazer um curso, dança ou pratique algum esporte, mas faça algo exclusivamente por prazer, passe a ter um lifestyle foda.

_Conquiste seu amor próprio: cuide da sua aparência, não repare nos outros homens, não coloque as mulheres em um pedestal, não dê importância para as outras pessoas, não pense antes de agir e se valorize.

_Evite pessoas críticas: Absorva apenas as críticas de alguém que conheça e que tem alguma afeição por você, algumas pessoas sentem prazer em diminuir o próximo e usar do seu veneno para baixar a auto-estima alheia, se pretende superar sua timidez fique longe delas.

4- Conversar mais com as pessoas: Comece a conversar mais com pessoas conhecidas e a cumprimentar aqueles que você praticamente não conhece, não force a barra e faça isto naturalmente. Comece a internalizar que é amigo de todo mundo, uma pessoa entrou na sua conversa ou começou a conversar com você, imagine que vocês já se conhecem a um tempão, se é mulher, melhor ainda, imagine que você já ficou com ela e já até transou com ela. Concerteza se você internalizar isso na sua cabeça você vai conversar de uma forma diferente com a pessoas.

Já passei por todas essas fases de timidez, confira:

1- Aceitei a timidez;

2- me livrei de pensamentos negativos, hoje eu penso apenas positivo e vivo a maior parte do tempo na maior felicidade; 

3- melhorei minha auto estima, comecei a mudar totalmente meu lifestyle, fazendo o que eu realmente gosto [ex: jogar futebol, coisa que eu tinha parado, sendo que  é uma das coisas que eu mais faço bem na vida] comecei a cuidar mais de mim e assim conquistando um amor próprio, além de começar a andar com pessoas com a auto estima lá em cima;

4- já estou praticando conversar mais com as pessoas, principalmente com as desconhecidas, e aos poucos estou sentindo uma melhora.

Valeu!